16/04/2024 -
Jalapão | Crédito: Shutterstock
A América do Sul é um continente diversificado, repleto de destinos incríveis que encantam os viajantes, seja pela sua beleza natural ou riqueza cultural. De desertos a ilhas paradisíacas, montanhas, vulcões e florestas, existem inúmeros lugares imperdíveis para explorar.
Confira abaixo destinos da América do Sul para conhecer.
Caño Cristales — Colômbia
Caño Cristales é considerado por muitos o rio mais bonito do mundo | Crédito: Shutterstock
Conhecido como rio das 5 cores, é um destino perfeito para os amantes da natureza. Localizado na Serra de La Macarena, uma cordilheira isolada no Departamento de Meta, o rio cristalino possui tonalidades vibrantes de vermelho, verde, amarelo, azul e preto, principalmente na temporada em que as plantas aquáticas florescem.
Além das águas coloridas, o destino também oferece diferentes tipos de formações rochosas e uma biodiversidade muito rica. A oportunidade de explorar trilhas naturais, nadar em águas cristalinas e testemunhar a beleza natural é incomparável.
Galápagos — Equador
O complexo de ilhotas equatorianas se destaca pelo número de animais nativos | Crédito: Shutterstock
As ilhas Galápagos formam um arquipélago vulcânico do Oceano Pacífico, e são conhecidas pela sua vida selvagem ímpar. Sua grande variedade de espécies nativas, como tartarugas-gigantes, iguanas-marinhas e albatrozes, chamam a atenção dos turistas. Além disso, as ilhas também desempenharam um papel crucial na teoria da evolução, devido aos estudos de Charles Darwin durante sua visita ao arquipélago.
Se a intenção é conhecer a vida marinha, a melhor alternativa é visitar o local entre junho e novembro, período de reprodução da maioria das espécies. Mas, de modo geral, qualquer momento é perfeito para conhecer as ilhas.
Huacachina — Peru
Huacachina é o único oásis no deserto da América do Sul construído em torno de um sereno lago no deserto | Crédito: Shutterstock
Localizado no deserto do Peru, a joia turística, com sua lagoa cercada por palmeiras, apresenta um contraste com as imensas dunas que as rodeiam. Inclusive, as dunas são ótimas para os aventureiros, que podem explorar o deserto em um buggy em alta velocidade, ou até mesmo praticar sandboard, que utiliza uma prancha para descer a areia. Além disso, o local tem uma vida noturna agitada, com bares e restaurantes, tudo isso à beira da lagoa.
Jalapão — Brasil
O cenário é um dos mais exuberantes da América do Sul | Crédito: Shutterstock
Destino certo para quem deseja aproveitar o ecoturismo e aventura juntos. Localizado no Tocantins entre o cerrado e a caatinga, é um parque ecológico cercado pela fauna e flora. Sua paisagem é única, já que une dunas alaranjadas com cachoeiras e rios. Falando nisso, o Parque Estadual do Jalapão, que tem 34 km², é uma unidade de conservação brasileira de proteção à natureza, que tem a Cachoeira da Velha, duas quedas d’água que se completam e possuem 100 metros de largura e 15 de queda livre.
É possível também realizar outros passeios, como o Cânion Sussuapara, uma fenda de 12 metros de altura aberta pela água, ou visitar a comunidade quilombola Mumbuca.
Salar de Uyuni — Bolívia
Em Salar de Uyuni, o turista parece tocar o céu | Crédito: Shutterstock
Conhecido como o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni está localizado no sudoeste da Bolívia, próximo das cidades Uyuni e Potosí, com cerca de 12mil km² de extensão e a 3.600 metros do chão. Durante os períodos de chuva, o local se transforma em um espelho gigante, refletindo o céu, criando paisagens surreais. Além disso, também abriga ilhas no meio do Salar, como a Isla Incahuasi, conhecida por seus cactos gigantes e vistas panorâmicas incríveis.
A América do Sul oferece experiências fantásticas para todos os tipos de viajantes. Diante de tantas opções, resta escolher qual será o próximo, e nada melhor do que o suporte de um agente de viagens.
Comentários